Pudim de Leite Condensado

Difícil achar alguém que não gosta, perfeito pra fazer de sobremesa em qualquer ocasião, ou mesmo pra fazer no feriadão e deixar na geladeira pra ir comendo sempre que der vontade. Receita mais curinga do universo, e muita gente ainda fica com dúvida na hora de fazer! Pudim de leite condensado é muito fácil de preparar, caramelizar a forma é filme de terror pra muita gente, mas tenho umas dicas pra tudo dar certo.

pudim1

INGREDIENTES
CARAMELO
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
PUDIM
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (tem gente que usa 1 lata só, eu acho que assim fica mais suave)
3 ovos

MODO DE PREPARO
CARAMELO
Coloque o açúcar e a água numa panela, misture bem antes de ligar o fogo. Acenda o fogo e deixe o caramelo dourar, não mexa mais com a colher, o máximo que você pode fazer é mexer a panela em movimentos circulares para que o açúcar queime por igual. Quando a calda atingir a coloração ideal (se deixar escurecer demais fica amarga), despeje o conteúdo da panela numa forma para pudim. Tem pessoas que fazem a calda diretamente na forma, mas a probabilidade do caramelo queimar é maior, e acidentes também podem ocorrer – não conheço coisa mais quente que caramelo.

PUDIM
Pré-aqueça o forno em temperatura baixa. Bata todos os ingredientes no liquidificador. O segredo para que o pudim não fique com furos é não bater muito a massa, como pra mim não faz muita diferença, bato até misturar bem. Coloque a massa do pudim dentro da forma já caramelada. Asse em banho-maria (ou seja, coloque a forma com o pudim dentro de uma outra assadeira com água quente) por cerca de 45 minutos – tem gente que cobre com papel alumínio, eu não cubro. Para saber se está bom, balance um pouco a forma para ver se o pudim está firme. Não é necessário furar com faca ou palito, mas se quiser fique à vontade. Leve à geladeira pelo menos por 2 horas antes de desenformar.
Para desenformar é só passar a faca entre a forma e o pudim, no centro também. Coloque a forma rapidamente sobre a chama do fogão e dê uma girada rápida para que o pudim solte totalmente. Reze para ele não quebrar e vire sobre um prato.

Depois de um almoço gostoso não tem sobremesa mais família que um pudim!

CONTATO: metidaagourmet@hotmail.com

Anúncios

Um comentário em “Pudim de Leite Condensado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: