Os Benefícios do Chocolate

chocolate

Nunca se falou tanto em ‘Alimentação Saudável’, pensando tanto na saúde como na estética. Antigamente para emagrecer comia-se menos, cortava doces, frituras e ponto. Hoje em dia se faz reeducação alimentar – ou seja, optar por alimentos mais saudáveis (a qualidade do alimento é mais importante que suas calorias) e comer de 3 em 3 horas (para acelerar o metabolismo). Você pode comer de tudo, desde que seja moderadamente.

O chocolate que por muito tempo foi o vilão da história, hoje já não é mais. Estudos já confirmaram que o chocolate é altamente energético e rico em antioxidantes, melhora a circulação sanguínea e previne o câncer, além de estimular o sistema nervoso e dar sensação de bem estar. Infelizmente isso não vale para qualquer tipo de chocolate, e para entender melhor é preciso saber que na fabricação dos diferentes tipos, são usados dois ingredientes principais: manteiga de cacau (rica em gordura saturada que não faz bem a saúde) e massa de cacau (rica em flavonóides, quanto maior a quantidade deste ingrediente mais saudável é o chocolate).

Vamos então aos tipos de chocolate:
– Chocolate Branco: péssima notícia, o chocolate branco não possui (ou possui uma quantidade mínima) de massa de cacau, ele é composto basicamente de manteiga de cacau, leite e açúcar (ou seja, nada de antioxidantes!).
– Chocolate Ao Leite: possui entre 25 e 40% de massa de cacau, além de manteiga de cacau, leite e açúcar.
– Chocolate Meio Amargo: possui entre 45 e 60% de massa de cacau, e menor quantidade de manteiga de cacau, leite e açúcar.
– Chocolate Amargo: possui a partir de 60% de massa de cacau, quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar (quanto maior a porcentagem, menor a quantidade).

Ou seja, quanto maior a porcentagem, mais saudável o chocolate é. Eu particularmente gosto bastante de chocolates meio amargo e amargo (e branco e ao leite 😛 ) mas prefiro os chocolates até 70%, acima disso acho amargo demais! A dose recomendada por dia é de 30g, além dos benefícios ainda diminui a compulsão por doces.
Fiz uma seleção de alguns chocolates amargos de marcas bem conhecidas e fáceis de encontrar.

chocolate amargo

A Hershey’s Special Dark é uma linha de chocolate meio amargo (60%) que possui diversas variações de sabores (com laranja, com menta, com amêndoas..) e é encontrada em vários supermercados. A Lindt possui uma linha ENORME de chocolates meio amargo (tem uns recheados sensacionais) e chocolates amargos desde 70% até 99% de cacau, você encontra no Pão de Açúcar e em lojas de produtos importados. A Kopenhagen e a Cacau Show possuem franquias em muitas cidades, e possuem chocolates de várias porcentagens, desde meio amargo até amargo.

Chocolate é bom e faz bem, o importante é não exagerar! Bom, só as vezes né?! 😛

CONTATO: metidaagourmet@hotmail.com

Anúncios

Um comentário em “Os Benefícios do Chocolate

  1. Pingback: Parece chocolate, tem gosto de chocolate, mas é Alfarroba! | Metida à gourmet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: