Pandoro: o Bolo Italiano de Natal

Pandoro Bauducco

O Pandoro é um bolo típico italiano, assim como o Panettone, muito consumido na Itália nessa época de Natal e Ano Novo. Pandoro ou Pan d’Oro, significa pão dourado ou pão de ouro – de massa doce e sem frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, parece muito com uma massa de brioche (italianos odiariam essa comparação 😛 ). O diferencial é o formato de uma estrela de 8 pontas que ele tem, que além de lindo, tem tudo a ver com o Natal. Tradicionalmente ele é servido polvilhado com açúcar, e acompanhado de um creme à base de mascarpone e açúcar, zabaglione (creme aerado a base de ovos e vinho Marsala) ou Nutella.

Pouco conhecido no Brasil, a empresa Bauducco (líder na venda de panettones) investiu na iguaria e lançou um Pandoro de 500g. Assim que vi no supermercado coloquei automaticamente no carrinho, sem pensar 2 vezes. Comi Pandoro na Itália até falar chega, e a idéia de um toque brasileiro no tal pão de ouro me deixou bem animada! Não sei se foi lançado esse ano ou se eu que nunca tinha visto. O preço é bem acessível, paguei R$14,90.

A caixa é bem bonita e segue o padrão da marca. Dentro vem um livrinho de receitas e um pacotinho de açúcar de confeiteiro.

Pandoro Bauducco

Pandoro (47)

Vou mostrar pra vocês como servir o Pandoro, é bem fácil e fica lindo! Optei por servir com Nutella – porque será né?
Receita na verdade não tem, você só precisa cortar o bolo em fatias grossas, empilhar as estrelas uma a uma intercalando as pontas e polvilhar açúcar de confeiteiro (use uma peneira bem fininha). Usei cerejas frescas para decorar, mas use o que preferir (nozes, castanhas, frutas secas ou frescas).
Em um potinho separado coloque o acompanhamento que preferir para as pessoas se servirem. A Nutella deve estar em temperatura ambiente para ficar mais molinha.

Pandoro Bauducco

Pandoro Bauducco

Na hora de servir dá uma caprichada que vai impressionar todo mundo!
Espalhe uma quantidade generosa de Nutella no prato e ajeite a estrela, decore com cerejas e polvilhe um pouco mais do açúcar.

Pandoro Bauducco

Ah, dá pra fazer o Pandoro de vários outros jeitos: trufado com chocolate, doce de leite ou sorvete, recheado tipo ‘Naked Cake’, fazer rabanada, e muito mais (no livrinho tem receitas bem legais 😉 ).
Olha, a Bauducco arrasou! Além de LINDO é delicioso, suuuuuper indico. Fica a dica pra sua mesa de final de ano.

CONTATO: metidaagourmet@Hotmail.com

Anúncios

2 comentários em “Pandoro: o Bolo Italiano de Natal

  1. Obrigada pelo post sobre o pandoro. Eu tb adoro esse bolo mas não sei onde encontrar. Em qual supermercado você encontrou?

    Obrigada, Cecília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: