Pão sem Glúten e sem Lactose

Eu não sou o tipo de pessoa que se preocupa em cortar o glúten da alimentação, mas nessa época pós festas e pré carnaval a gente tenta de tudo né? 😛
Amo pão com todas as minhas forças, tapiocas que me desculpem, mas vocês jamais me farão tão feliz como uma bela fatia de pão!

Pão sem gluten sem lactose

É muito difícil achar pão sem glúten pra comprar, e os que você acha tem um preço tão absurdo que é melhor comer glúten mesmo e desistir dessa história toda! Já a farinha sem glúten, você acha na maioria das lojas de produtos naturais, e são várias marcas no mercado – comprei a Aminna e gostei bastante do resultado. A farinha sem glúten na verdade é uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho – só não sei a proporção exata. Obviamente elas são mais caras que as farinhas “normais”, para vocês terem uma noção paguei R$7,80 o pacote de 500g – comparado ao preço de um pão sem glúten, e levando em conta o quanto é fácil fazer esse pão, vale o investimento!

Essa receita foi quase um desafio para mim, afinal – quando tinha tempo – fazia pão em casa direto (de leite, de milho, integral). No fim acabei misturando 2 receitas que achei na rede e deu super certo! Fiquei impressionada com o resultado, comi com geléia e ficou delicioso.

Pão sem gluten sem lactose

INGREDIENTES
1 pacotinho (10g) de fermento biológico seco
1 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
3 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras de farinha sem glúten (usei Aminna)
1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO
Misture a água morna, o açúcar e o fermento até se agregarem e deixe descansar por 10 minutos (ou até a mistura espumar). Bata o ovo e o azeite com um garfo e junte à mistura fermentada. Em seguida, agregue a farinha e o sal e mexa bastante até ficar homogêneo (fica como uma massa de bolo um pouco mais grossa). Transfira a massa para uma forma de pão untada com azeite e farinha sem glúten e deixe descansar uns 20 minutos num lugar bem quentinho. Asse em forno pré aquecido por 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar antes de cortar (se você conseguir é claro).

Pão sem gluten sem lactose

DSCN2355

DSCN2378

Aproveita esses dias de calor do sertão que anda fazendo, que o pão cresce rapidinho! Super indico para quem tem alergia à glúten ou lactose também!

CONTATO: metidaagourmet@Hotmail.com

Anúncios

11 comentários em “Pão sem Glúten e sem Lactose

    • Oi Marina! Comprei no ‘Lucio e Vera’, uma das lojas de produtos naturais mais antigas de Rio Preto – lá é bem legal, é uma padaria integral também. Fica na Rua Boa Vista, n° 951 😉

    • Oi José Castro! Na verdade a farinha sem glúten é uma mistura de farinha de arroz, fécula de batata e polvilho, e essa mistura acaba dando mais corpo às receitas sem glúten. Você pode até usar somente a farinha de arroz, mas o resultado não será o mesmo. Beijo!

  1. A massa é muito prática e não deixa a desejar, usei as medidas que a receita pede, mas achei que ficou salgado. Das próximas vezes, diminuirei o sal.

  2. Fiz a receita e ficou com uma casca tão dura que não dava pra cortar, e também não cresceu tanto , usei o fermento fermix D. Benta dentro da validade, o q será q fiz de errado?
    Ah! podem comprar Amina pela internet, é só dar o nome e te mostram o site NATUE

    • Pode ter sido o tempo de descanso Maria Angelica. Se estiver muito calor por exemplo, o fermento acaba fermentando mais rápido e isso acontece. O segredo é ficar de olho no crescimento!

  3. Tive que retornar por aqui só pra te agradecer por esta receita! A melhor receita que eu fiz e que deu super certo logo na primeira vez. Sou péssima para pães caseiros, mas este ficou excelente. Não afundou depois, não ficou com a casca grossa e nem ficou duro depois. Perfeito, uma delícia! A única alteração foi trocar o açúcar por mel. Amei! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: