Leite de Amêndoas – como fazer e seus benefícios

Já tinha ouvido muito falar de fazer Leite de Amêndoas em casa, mas parecia algo tão complicado e tão demorado, que eu nunca tinha me aventurado nem a procurar uma “receita”. ADORO castanhas (todas elas sem exceção), ainda não tinha provado o tal leite, mas já imaginava que não tinha como ser ruim. Hoje, depois de já ter feito algumas vezes, posso dizer que sou apaixonada por ele – é super aromático, saboroso e versátil.

leite de amêndoas (2)

COMO FAZER?

INGREDIENTES
1 xícara de amêndoas cruas
2 a 4 xícaras de água filtrada
algumas gotas de extrato de baunilha (opcional)

**A quantidade de água varia conforme você queira uma bebida mais ou menos intensa. Eu prefiro fazer com 3 xícaras de água, pois ele fica com o sabor mais acentuado. Mas se você for utilizar em alguma receita, bater com frutas ou fazer para crianças é mais interessante usar na proporção 1 xícara de amêndoas e 4 xícaras de água, que fica com um sabor mais suave.

MODO DE PREPARO
Deixe as amêndoas de molho em água (pode ser da torneira mesmo) por pelo menos 8 horas. Escorra a água e lave-as em água corrente. No liquidificador, bata as amêndoas com a água filtrada por aproximadamente 2 minutos. Coe o leite em um pano fino (e limpíssimo) e conserve na geladeira por até 3 dias. Se for usar a baunilha misture no leite já pronto.
**as amêndoas que sobram no pano podem virar farinha de amêndoas, é só espalhar numa assadeira e deixar em forno médio até ficar bem sequinha (fica de olho pra não queimar!)

Você pode substituir o leite de vaca ou o leite de soja pelo leite de amêndoas em qualquer receita. Minhas preferidas são: leite de amêndoas com baunilha e gelo de café (coloque café em forminhas de gelo e leve pro freezer, adoce à gosto), e Mousse de Chocolate Funcional (feito com leite de amêndoas, leite de coco, açúcar demerara e chocolate amargo).

leite de amêndoas 3

BENEFÍCIOS
Como amêndoas são naturalmente nutritivas, já podemos imaginar o quão saudável é o leite feito a partir delas. Além de delicioso é um dos leites vegetais mais completos, e por não conter lactose, pode ser consumido também por pessoas com alergia ou intolerância a essa proteína.
É rico em cálcio, vitamina D, omêga 3 e muitas vitaminas do complexo B, importantes para o crescimento muscular (por isso é o queridinho da galera Fitness).
As calorias dependem de como você faz o leite, com menos ou mais água. O leite feito a partir de 1 xícara de amêndoa e 4 xícaras de água tem em média 60 kcal em 200ml. Ah! Apesar de saudável, sua ingestão não deve ultrapassar de 200ml por dia.

É isso aí! Espero que vocês tenham gostado, e tentem fazer que é super fácil 😉

CONTATO: metidaagourmet@Hotmail.com

Anúncios

Um comentário em “Leite de Amêndoas – como fazer e seus benefícios

  1. Pingback: Smoothie de Banana e Cacau (Sem Lactose) | Metida à gourmet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: