Filé de Salmão com Risoto de Limão

Não é por acaso que este prato está presente no cardápio de muitos restaurantes por aí, e não é por acaso que é um dos meus pratos preferidos. Salmão e risoto de limão são uma combinação perfeita! E essa combinação já virou meu prato oficial aqui em casa. Se tem uma data especial, ou se vamos receber alguém para um jantar, com certeza ele está no topo das opções que irei servir. Além de uma delícia e bem fácil de fazer, impressiona qualquer convidado!

INGREDIENTES (4 porções)

400g de salmão fresco
azeite e sal à gosto

3 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de arroz para risoto (uso arbóreo)
4 xicaras de caldo de legumes
1/2 xícara de vinho branco SECO (opcional)
suco e raspas de 2 limões grande
50g de manteiga sem sal
100g de queijo parmesão ralado

**se você não sabe fazer risoto, AQUI tem um vídeo passo a passo pra você aprender!!!

MODO DE PREPARO
Pré aqueça o forno a 200° por cerca de 15 minutos. Corte o salmão em filés, tempere com azeite, sal e pimenta do reino (sim, SÓ ISSO!) e leve para assar por cerca de 20 minutos – o ideal é que ele não fique tempo demais do forno para não ficar seco.

Enquanto o salmão está no forno, faça o risoto, que vai demorar mais ou menos esse tempo. Aqueça o caldo até ferver e diminua o fogo. Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Junte o arroz e mexa, junte o vinho branco e mexa novamente até secar. Vai adicionando o caldo aos poucos (com uma concha), e mexa sem parar, por cerca de 15 – 18 minutos. Quando estiver al dente, desligue o fogo e coloque o suco de limão. Misturando a manteiga gelada com firmeza, até que ela derreta por completo. Em seguida misture o queijo parmesão. Tampe a panela e deixe uns 2 minutos para que o arroz absorva os sabores. Sirva imediatamente com o salmão assado.

Receita sucesso garantido!!!!

CONTATO: metidaagourmet@gmail.com

Anúncios

1 comentário sobre “Filé de Salmão com Risoto de Limão”

  1. Pingback: Como fazer Risoto (dúvidas + passo a passo) | Metida à gourmet

Deixe uma resposta