Bolo de Chocolate Funcional (sem glúten e sem lactose)

bolo de chocolate funcional sem gluten sem lactose

Vou começar esse post explicando o que é uma receita funcional, até porque, euzinha até outro dia também não sabia direito.
Uma receita funcional é preparada com ingredientes saudáveis e ricos em diversos nutrientes. Ela não é exatamente uma receita light, até porque o foco é a saúde e não o emagrecimento (mas obviamente, seguindo uma alimentação mais saudável você vai acabar emagrecendo).
O objetivo das receitas funcionais é nutrir o corpo, através dos chamados alimentos funcionais – que são aqueles que contém substâncias ou nutrientes que forneçam benefícios à saúde (por exemplo: vegetais e frutas orgânicos, ervas, alimentos integrais, castanhas, óleo de coco, biomassa de banana verde, entre centenas de outros). De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde, e podem estar associados à diminuição dos riscos de várias doenças, como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, artrite, artrose, doenças autoimunes, dentre outras. As receitas são livres de alimentos refinados e, em sua maioria, sem glúten e sem lactose.

Resumindo, esse bolo além de incrivelmente delicioso é muiiiiito saudável! Vamos combinar, bolo de chocolate é uma das coisas mais gostosas que existem, e melhor ainda é comer sabendo que você está nutrindo seu corpo com o que ele precisa.

bolo de chocolate funcional sem gluten sem lactose

INGREDIENTES
BOLO
3/4 xícara de açúcar demerara
3 ovos grandes
150g chocolate SEM LEITE E SEM GLÚTEN picado
2 colheres (sopa) de cacau em pó 100%
100g óleo de coco
200ml leite de coco
1 colher (sopa) extrato de baunilha
suco de 1/2 limão
1 xícara de farinha sem glúten
1 pitada generosa de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

COBERTURA
1 colher (sopa) de óleo de coco
100g de chocolate SEM LEITE E SEM GLÚTEN picado
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
5 colheres (sopa) de leite de amêndoas (ou qualquer outro leite vegetal)

MODO DE PREPARO
BOLO
Em um recipiente de vidro coloque o chocolate picado, o cacau em pó, o óleo de coco, o leite de coco, o suco de limão e a baunilha, e leve ao micro-ondas ou em banho-maria até que o chocolate derreta e fique uma mistura homogênea. Reserve até amornar. Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até ficar um creme claro e fofo. Junte a farinha, a pitada de sal e o fermento em pó, e bata novamente. Nessa massa, vai colocando aos poucos a mistura de chocolate e mexendo com uma colher (ou fouet) até ficar uma massa bem lisa. Transfira para uma assadeira untada com Becel (ou qualquer margarina de origem vegetal) e leve para assar e forno pré aquecido por cerca de 40 minutos (se quiser, faça o teste do palito).

CALDA
Junte todos os ingredientes em um recipiente de vidro, e leve ao micro-ondas ou em banho-maria até que o chocolate derreta e forme um calda. Disponha sobre o bolo já frio (ou quase frio, se você não conseguir esperar 😛 ).

**Essa receita rende um bolo grande, mas se você quiser pode fazer meia receita e colocar naquelas formas de bolo inglês (eu já fiz!)

bolo de chocolate funcional

Façam e depois me contem, vocês vão amar essa maravilha!

CONTATO: metidaagourmet@hotmail.com

Anúncios

Um comentário em “Bolo de Chocolate Funcional (sem glúten e sem lactose)

  1. vou fazer essa maravilha. QUANTO À MARGARINA, ABOLI FAZ MUITO TEMPO, POIS A MESMA FOI INVENTADA PARA FÁBRICA DE PNEUS(INFORME-SE) E ALIMENTO QUE MOSCAS NÃO POUSAM É SUSPEITO. NOSSO ORGANISMO NÃO PROCESSA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s