Apreciado pela maioria, o risoto definitivamente é o campeão de pedidos dos restaurantes. Muito fácil de fazer, impressiona e agrada qualquer visita. Você pode deixar pré-pronto só pra finalizar na hora, afinal risoto, tem que ser servido assim que fica pronto! senão ele vira reboco de parede! Pode ser feito em inimagináveis variações, com incontáveis ingredientes, e servido tanto como acompanhamento como prato único. Sou suspeita pra dar opinião, sou apaixonada por risoto – por fazer e por comer!

Ingredientes:
O ARROZ – O risoto precisa ser feito com arroz arbório ou carnaroli. Não porque é chique usar arroz importado, mas porque eles tem uma quantidade maior de amido, o que garante um risoto cremoso, sem precisar colocar creme de leite ou qualquer coisa parecida. Ah! NUNCA LAVE O ARROZ, senão você tira o amido, e que precisa do amido já deu pra entender né?! hahahaha.

O VINHO – Normalmente é usado o vinho branco, mas o tinto pode ser usado, melhor ainda se for uma taça do vinho que será servido, mas tenha consciência que seu risoto ficará avermelhado. Nunca use vinho doce, o vinho tem que ser seco! se você não tiver vinho seco, simplesmente faça seu risoto sem vinho.

O CALDO – O caldo é muito importante para o resultado final, você pode usar aquele em cubinhos que encontramos no mercado ou faça seu próprio caldo, o que é muito mais fácil do que parece. Para o caldo uso: meia cebola, uma cenoura, um pedaço de salsão (tem gente que não gosta, mas no caldo ele faz muita diferença) e um pouco de sal. Caso tenha sobras de carne, frango, bacon, calabresa, eles vão acrescentar ainda mais sabor. Põe tudo pra ferver por cerca de meia hora. Para cada xícara de arroz, você usará mais ou menos 4 xícaras de caldo.

A MANTEIGA E O QUEIJO – Risoto precisa de manteiga e precisa de queijo. Tá de dieta? não faz risoto! A manteiga é muito importante para dar brilho e consistência ao arroz, além de sabor. O queijo (normalmente parmesão) para dar cremosidade e sabor. Para cada xícara de arroz use 30g de manteiga e 70g de parmesão ralado. Eles serão acrescentados no final da preparação, com o fogo desligado.

DICA: Procure usar ingredientes de qualidade, eles vão influenciar MUITO no resultado final. Um bom parmesão e uma manteiga de qualidade vão fazer toda diferença, acredite.

RISOTO BÁSICO
INGREDIENTES

  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara de arroz para risoto
  • 5 xicaras de caldo (você usará em torno de
  • 4 xic, mas como cada arroz absorve uma quantidade de caldo, melhor garantir)
  • 1/2 xícara de vinho branco SECO
  • 30g de manteiga sem sal
  • 70g de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO
1- Coloque o caldo pra ferver, diminua o fogo, e deixe na temperatura mínima até o final da preparação.
2- Ligue o fogo em temperatura média, e use uma panela grande (pois o arroz dobra de tamanho).
2- Coloque o azeite na panela e refogue a cebola e o alho.
3- Junte o arroz e mexa para que ele se misture ao refogado.
4- Adicione o vinho, mexendo até que ele evapore por completo.
5- Comece a acrescentar o caldo aos pouco mexendo sempre, para que o arroz não grude no fundo da panela.
6- Olhe o tempo de cozimento do arroz na embalagem, cada fabricante informa o tempo ideal para seu arroz. Todos demoram em média de 17 a 20 minutos, então depois de uns 15 minutos cozinhando comece a experimentar seu arroz. O arroz deve estar cozido, mas ainda resistente à mordida.
7- Desligue o fogo e acrescente a manteiga GELADA e em cubos pequenos. Nesse momento você deve mexer vigorosamente até perceber que o arroz ficou mais brilhante (você vai perceber!).
8- Junte o parmesão, agregue e tampe a panela por 1 minutinho para que o arroz absorva os sabores.
9- Sirva IMEDIATAMENTE!

***Pré-preparo: Faça o risoto normalmente até o passo 5, deixe cozinhar por 10 minutos e desligue o fogo. Nesse momento o arroz deve ser retirado da panela, para parar o cozimento. Espalhe o arroz em uma travessa grande para que ele esfrie mais rápido. Para finalizar, coloque o arroz na panla e comece a acrescentar novamente o caldo (fervendo). Experimente para ver o ponto de cozimento e continue os passos normalmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Seja um Assinante

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações!