Risoto de Alho Poró e Bacon

Esse risoto é um clássico! Pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento para carne, frango, peixe, é aquele risoto que combina com tudo 😉 Se você ainda não sabe fazer risoto, o passo a passo (em texto e vídeo) pra você aprender está —> AQUI (e tem muitas dicas também como: quantidade de arroz por pessoa, se é mesmo necessário usar o vinho branco, o momento certo de colocar cada ingrediente, etc).

INGREDIENTES (para 2 pessoas):

2 colheres (sopa) de azeite

1 alho poró fatiado

100g de bacon picado

2 dentes de alho picados

1/2 cebola (pequena) picada

1 xícara de arroz para risoto

1/2 xícara de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes (aproximadamente)

1 1/2 colher (sopa) de manteiga gelada sem sal (30g)

70g de parmesão ralado

Pimenta do reino moída à gosto

Cheiro verde à gosto

MODO DE PREPARO

Ferva o caldo de legumes e deixe em fogo mínimo para se manter aquecido.

Em uma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e frite o bacon. Adicione o alho poró e 1 dente de alho picado, refogue bem (adicione pimenta do reino e cheiro verde à gosto). Desligue o fogo e reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho em 1 colher (sopa) de azeite. Junte o arroz. Começou a grudar no fundo, coloque o vinho branco. Assim que o arroz absorver o vinho, comece a colocar o caldo de concha a concha, mexendo sem parar. Após cerca de 15 minutos comece a experimentar o arroz, ele precisa ficar al dente.

Chegou no ponto, adicione o refogado de alho poró e bacon e a última concha de caldo. Misture bem e desligue o fogo. Adicione a manteiga picada e mexa bem. Coloque o queijo ralado, agregue e feche a panela por 1 minuto.

Sirva imediatamente com queijo parmesão ralado à gosto.

CONTATO: metidaagourmet@gmail.com

 

Deixe uma resposta