Pudim de Chocolate PERFEITO

Eu já coloquei aqui no blog a receita do Pudim de Leite Condensado PERFEITO, e essa é a versão de chocolate daquele pudim! Fica delicioso, algo entre uma consistência cremosa e um mousse de chocolate. O caramelo com o chocolate é um casamento maravilhoso, e o que faz esse pudim ser tãooo bom 😉

O ideal é usar um chocolate meio amargo ou amargo, para o pudim ficar mais escuro e não tão doce (já que tem o caramelo e o leite condensado que já são bem doces). Mas fique à vontade para usar o chocolate que preferir!

Você pode decorar como quiser, agora no Natal você pode usar uma mistura de castanhas e frutas secas – além de lindo vai ficar INCRÍVEL!

INGREDIENTES
CARAMELO:
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de água

CREME:
1 lata de leite condensado (395g)
375ml de leite INTEGRAL
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
170g de chocolate meio amargo (ou amargo)
3 ovos

**chocolate granulado ou raspas de chocolate para decorar

**Forma para pudim no tamanho 18 ou 20cm

MODO DE PREPARO
CARAMELO: Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e a água e misture com uma colher. Leve em fogo alto (nesse ponto não mexa mais com a colher, somente faça movimentos circulares com a panela). Deixe ferver até engrossar e ficar na cor âmbar (isso vai levar cerca de 12 minutos). Desligue o fogo e transfira o caramelo para uma forma de pudim, e gire a forma para que o caramelo se espalhe pelas laterais. Reserve.

CREME: Em um pirex, leve o leite integral e o chocolate ao microondas até que este derreta completamente. Junte o leite condensado, mexa até que ele dissolva, e espere a mistura ficar em temperatura ambiente. Em outro recipiente misture os ovos e a baunilha, e bata com um fouet. Aos poucos adicione a mistura de leite aos ovos sem parar de mexer. Peneire a mistura para se certificar de que não terá pedaços de ovo, chocolate ou espuma. Coloque o creme na forma sobre o caramelo. Cubra com papel alumínio, e leve para assar em BANHO-MARIA em forno pré aquecido 180°C de 1h a 1:30h. Deixe esfriar em cima do forno até que a forma esteja morna. Leve para geladeira por pelo menos 6 horas antes de desenformar.

DESENFORMANDO:
Passe uma faca de ponta nas laterais e o meio do pudim. Coloque a forma sobre a chama do fogão por alguns segundos para o caramelo desgrudar da forma. Coloque o prato de servir em cima da forma e vire rapidamente. Decore com o chocolate granulado ou raspas de chocolate.

CONTATO: metidaagourmet@gmail.com

Anúncios

Deixe uma resposta