Pudim de Pistache

Esse pudim fica incrível, tanto na textura como no sabor! Sem falar na cor esverdeada, que sempre deixa os convidados animadíssimos para provar!!

Para fazer esse pudim, você vai precisar de PASTA DE PISTACHE. O pistache está na moda, e você consegue comprar a pasta pronta (eu comprei pela internet) – é algo caro (afinal pistache é caro), mas você consegue fazer sobremesas incríveis a partir dela! Dá pra fazer a pasta em casa também, e é bem fácil, vou deixar a receita no final do post para quem preferir 😉

INGREDIENTES:

CARAMELO:

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

CREME:

500ml de leite integral

3 colheres (sopa) de pasta de pistache*

1 lata de leite condensado

4 ovos

pistaches picados para decorar

MODO DE PREPARO:

CARAMELO: Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e a água e misture com uma colher. Leve em fogo alto (nesse ponto não mexa mais com a colher, somente faça movimentos circulares com a panela). Deixe ferver até engrossar e ficar na cor âmbar (isso vai levar cerca de 12 minutos). Desligue o fogo e transfira o caramelo para uma forma de pudim, e gire a forma para que o caramelo se espalhe pelas laterais. Reserve.

CREME: Leve o leite e a pasta de pistache ao fogo (ou no microondas) até a pasta derreter e se agregar ao leite. Junte o leite condensado e deixe a mistura chegar a temperatura ambiente. Com um fouet, vai adicionando os ovos 1 a 1 e mexendo bem a cada adição. Coe a mistura 2 vezes e coloque na forma caramelizada. Cubra com papel alumínio, e leve para assar em BANHO-MARIA em forno pré aquecido 160°C de 1h a 1:30h min. Deixe esfriar em cima do forno até que a forma esteja morna. Leve para geladeira por pelo menos 6 horas antes de desenformar. Decore com os pistache picados.

*PASTA DE PISTACHE

200g de pistache natural e sem sal (somente a castanha, a parte verde)

2 colheres (sopa) de óleo

Pre-aqueça o forno 160°C. Coloque os pistaches espalhados em uma assadeira, e leve  ao forno por uns 10 minutos. Isto fará com que o sabor do pistache seja realçado. Retire do forno e transfira os pistaches para uma outra travessa e deixe esfriar completamente. Coloque os pistaches no processador e comece a processar derramando o óleo aos poucos, observando a textura. Demora um pouco pra ficar lisinho, se precisar coloque um pouco mais de óleo. Transfira a pasta para uma vasilha vedada c conserve na geladeira por até três semanas.

CONTATO: metidaagourmet@gmail.com

 

Anúncios

Deixe uma resposta