Hoje trouxe um vídeo muito pedido aqui no canal, pois o público de vinho suave por aqui é muito maior do que jamais imaginei!!! Nesse vídeo dou algumas sugestões de vinhos finos suaves e um vinho doce, aproveita para explicar dois conceitos muito importantes do mundo dos vinhos suaves aqui no Brasil e que pode te ajudar na hora de escolher e degustar um vinho!!!

VINHO DE MESA X VINHO FINO

Vinho fino

• Produzido somente a partir de uvas Vitis vinífera. 

• Aspecto mais claro e límpido. A vivacidade dos tons do vinho produzido a partir da Vitis Vinifera é maior, as cores se destacam com brilho.

• Aroma de maior complexidade. Um dos principais agregadores de aromas para o vinho é a casca da uva. Nas Vitis viniferas ela é mais grossa e acumula maior quantidade de substâncias aromáticas.

• Sabores delicados e mais variados. Mesma ideia dos aromas, com um maior número de substâncias há maior diversidade de sabores.

• Processo de elaboração mais rigoroso, seguindo normas e padrões de qualidade. Para produção de vinho fino, mais ainda quando dentro de denominação de origem, as regras são rígidas desde a plantação do vinhedo até a vinificação, passando pela colheita. Isto garante um produto de qualidade na ponta.

Vinho de mesa 

• Produzido a partir de outras uvas. Para o vinho de mesa podemos utilizar uvas de outras espécies que não a Vitis vinifera. Uvas mais simples como Niágara, Isabel, Bordô.

• Coloração mais opaca. O vinho feito por uvas não-viníferas possui tons com menor – e por vezes sem – brilho. Isso se deve ao fato destas uvas terem substâncias coloríficas mais rústicas e em menor quantidade quando comparado com a Vitis vinifera.

• Aromas rústicos. As demais espécies de uva não possuem a casca tão grossa quanto a Vitis Vinifera, assim menos substâncias aromáticas são guardadas ali, gerando uma menor complexidade aromática.

• Sabor intenso, mas sem amplitude. Pelo mesmo motivo listado em relação ao aroma, não há muitas substâncias para trazer amplitude de sabores.

• Processo de elaboração que admite outros produtos além de uvas. Como não é regulamentado, o processo de vinificação aceita o que o produtor quiser, por vezes, podendo trazer problemas de saúde como uma quantidade excessiva de sacarose – açúcar de cana – ou adição de álcool não proveniente do vinho.

VINHO SUAVE X VINHO DOCE

Vinho Suave

No processo de fermentação, quase todo o açúcar presente na uva vai virar álcool. Ou seja, em quase 100% dos casos, todo vinho, naturalmente, é seco. No Vinho Suave, após o processo de fermentação, há adição de açúcar ao vinho, depois que ele fica pronto. Simples assim. 

Vinho Doce ou Vinho de Sobremesa 

Apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na sua produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Entendido essas diferenças, vamos para as indicações!

TOP 5 VINHOS FINOS SUAVES

  1. Naturelle – Casa Valduga
  2. Olaria Suave
  3. Salton Lunae Frisante
  4. Lambrusco Cavicchioli Dell Emilia
  5. Aurora Colheita Tardia

Gostou? Deixe seu comentário!!!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Seja um Assinante

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações!