Bebidas

Leite de Amêndoas – como fazer em casa e seus benefícios!

Já tinha ouvido muito falar de fazer Leite de Amêndoas em casa, mas parecia algo tão complicado e tão demorado, que eu nunca tinha me aventurado nem a procurar uma “receita”. ADORO castanhas (todas elas sem exceção), ainda não tinha provado o tal leite, mas já imaginava que não tinha como ser ruim. Hoje, depois de já ter feito algumas vezes, posso dizer que sou apaixonada por ele – é super aromático, saboroso e versátil.

COMO FAZER?

INGREDIENTES

  • 1 xícara de amêndoas cruas
  • 2 a 4 xícaras de água filtrada

**A quantidade de água varia conforme você queira uma bebida mais ou menos intensa. Eu prefiro fazer com 3 xícaras de água, pois ele fica com o sabor mais acentuado. Mas se você for utilizar em alguma receita, bater com frutas ou fazer para crianças é mais interessante usar na proporção 1 xícara de amêndoas e 4 xícaras de água, que fica com um sabor mais suave.

MODO DE PREPARO

Deixe as amêndoas de molho em água (pode ser da torneira mesmo) por pelo menos 8 horas. Escorra a água e lave-as em água corrente. No liquidificador, bata as amêndoas com a água filtrada por aproximadamente 2 minutos. Coe o leite em um pano fino (e limpíssimo) e conserve na geladeira por até 3 dias. Se for usar a baunilha misture no leite já pronto.
**as amêndoas que sobram no pano podem virar farinha de amêndoas, é só espalhar numa assadeira e deixar em forno médio até ficar bem sequinha (fica de olho pra não queimar!)

BENEFÍCIOS

Como amêndoas são naturalmente nutritivas, já podemos imaginar o quão saudável é o leite feito a partir delas. Além de delicioso é um dos leites vegetais mais completos, e por não conter lactose, pode ser consumido também por pessoas com alergia ou intolerância a essa proteína.
É rico em cálcio, vitamina D, omêga 3 e muitas vitaminas do complexo B, importantes para o crescimento muscular (por isso é o queridinho da galera Fitness).
As calorias dependem de como você faz o leite, com menos ou mais água. O leite feito a partir de 1 xícara de amêndoa e 4 xícaras de água tem em média 60 kcal em 200ml. Ah! Apesar de saudável, sua ingestão não deve ultrapassar de 200ml por dia.

Você pode substituir o leite de vaca ou o leite de soja pelo leite de amêndoas em qualquer receita. Minhas preferidas são: leite de amêndoas com baunilha e gelo de café (coloque café em forminhas de gelo e leve pro freezer, adoce à gosto), e Mousse de Chocolate Funcional (feito com leite de amêndoas, leite de coco, açúcar demerara e chocolate amargo).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ana Letícia

Recent Posts

Pão Caseiro mais fácil de fazer que existe | Não precisa sovar!

Receita mais fácil de pão que existe pra fazer em casa!!! Pode fazer na forma…

2 semanas ago

Bolo Saudável de CHOCOLATE e CAFÉ | sem trigo e sem leite

Uma das melhores receitas saudáveis que já fiz! Fica gostoso demais e é super fácil…

2 semanas ago

Carbonara digno de restaurante pra você fazer na sua casa!!!

Receita maravilhosa pra você fazer um Carbonara PERFEITO na sua casa!!!

3 semanas ago

Maionese de Batatas com Bacon | Acompanhamento perfeito pro churrasco ou almoço!

Esse acompanhamento sempre faz o maior sucesso no churrasco ou no almoço de domingo! Fica…

2 meses ago

Creme de Milho simples e perfeito | com milho de lata!

Hoje vamos fazer um Creme de Milho fácil e delicioso, feito com milho de latinha.…

2 meses ago

Panqueca FIT de maçã com aveia | FÁCIL E SAUDÁVEL!

Hoje vou te ensinar uma receita saudável e super prática para o lanche ou café…

3 meses ago