Hoje trouxe um vídeo muito pedido aqui no canal, pois o público de vinho suave por aqui é muito maior do que jamais imaginei!!! Nesse vídeo dou algumas sugestões de vinhos finos suaves e um vinho doce, aproveita para explicar dois conceitos muito importantes do mundo dos vinhos suaves aqui no Brasil e que pode te ajudar na hora de escolher e degustar um vinho!!!
VINHO DE MESA X VINHO FINO
Vinho fino
• Produzido somente a partir de uvas Vitis vinífera.
• Aspecto mais claro e límpido. A vivacidade dos tons do vinho produzido a partir da Vitis Vinifera é maior, as cores se destacam com brilho.
• Aroma de maior complexidade. Um dos principais agregadores de aromas para o vinho é a casca da uva. Nas Vitis viniferas ela é mais grossa e acumula maior quantidade de substâncias aromáticas.
• Sabores delicados e mais variados. Mesma ideia dos aromas, com um maior número de substâncias há maior diversidade de sabores.
• Processo de elaboração mais rigoroso, seguindo normas e padrões de qualidade. Para produção de vinho fino, mais ainda quando dentro de denominação de origem, as regras são rígidas desde a plantação do vinhedo até a vinificação, passando pela colheita. Isto garante um produto de qualidade na ponta.
Vinho de mesa
• Produzido a partir de outras uvas. Para o vinho de mesa podemos utilizar uvas de outras espécies que não a Vitis vinifera. Uvas mais simples como Niágara, Isabel, Bordô.
• Coloração mais opaca. O vinho feito por uvas não-viníferas possui tons com menor – e por vezes sem – brilho. Isso se deve ao fato destas uvas terem substâncias coloríficas mais rústicas e em menor quantidade quando comparado com a Vitis vinifera.
• Aromas rústicos. As demais espécies de uva não possuem a casca tão grossa quanto a Vitis Vinifera, assim menos substâncias aromáticas são guardadas ali, gerando uma menor complexidade aromática.
• Sabor intenso, mas sem amplitude. Pelo mesmo motivo listado em relação ao aroma, não há muitas substâncias para trazer amplitude de sabores.
• Processo de elaboração que admite outros produtos além de uvas. Como não é regulamentado, o processo de vinificação aceita o que o produtor quiser, por vezes, podendo trazer problemas de saúde como uma quantidade excessiva de sacarose – açúcar de cana – ou adição de álcool não proveniente do vinho.
VINHO SUAVE X VINHO DOCE
Vinho Suave
No processo de fermentação, quase todo o açúcar presente na uva vai virar álcool. Ou seja, em quase 100% dos casos, todo vinho, naturalmente, é seco. No Vinho Suave, após o processo de fermentação, há adição de açúcar ao vinho, depois que ele fica pronto. Simples assim.
Vinho Doce ou Vinho de Sobremesa
Apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na sua produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.
Entendido essas diferenças, vamos para as indicações!
TOP 5 VINHOS FINOS SUAVES
- Naturelle – Casa Valduga
- Olaria Suave
- Salton Lunae Frisante
- Lambrusco Cavicchioli Dell Emilia
- Aurora Colheita Tardia
Gostou? Deixe seu comentário!!!
Posts Recentes
Tags
Seja um Assinante
Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações!