Gosto muito de receitas assim, mais artesanais. Colocar a abóbora inteira em cima da mesa, num almoço de domingo por exemplo, fica aconchegante, bem ‘família’. Para um jantar mais fino, faça a receita em mini abóboras, como porção individual. Gosto de servir com arroz branco e uma salada de folhas bem crocante e fresca – ou mesmo com torradas como aperitivo, pra acompanhar uma cervejinha. Essa receita é super fácil, o que dá mais trabalho é dessalgar a carne seca – e você pode fazer de duas maneiras:
MODO TRADICIONAL (processo mais lento, você tem que começar a preparar um dia antes)
Corte a carne em cubos (quanto menor mais rápido vai ser), cubra com água e deixe de molho na geladeira de 12 a 24 horas, trocando a água a cada 4 horas. Após esse processo, cozinhe a carne por 30 minutos na pressão, descarte a gordura e desfie.
MODO “EXPRESS” (processo mais rápido, mas tira um pouco do sabor da carne)
Corte a carne em cubos médios, coloque em uma panela e cubra com água. Deixe ferver cerca de 10 minutos, descarte a água, e faça isso novamente por mais 3 ou 4 vezes. Após esse processo, cozinhe a carne por 30 minutos na pressão, descarte a gordura e desfie.
INGREDIENTES
- 1 abóbora japonesa (cabotiá) inteira média
- 500g de carne seca cozida e desfiada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates bem maduros picados
- 1/2 xícara de água
- 2 colheres de sopa bem cheias de requeijão
- sal, molho de pimenta Tabasco,
- salsinha e cebolinha à gosto
- parmesão ralado à gosto
MODO DE PREPARO
Primeiro de tudo certifique-se que a abóbora pare em pé, aconselho que você faça isso antes de comprar, porque senão vai complicar bastante!
Lave bem a abóbora e corte uma tampa na parte superior, como mostra na foto. Com a ajuda de uma colher retire toda a semente.