Você conhece o filé mignon suíno? É um corte de carne de porco muito saboroso, macio e mais magro que os outros. Adoro carne de porco, e descobri esse corte não faz muito tempo, e se tornou um preferido, pois além de gostoso é super fácil de preparar – tipo o filé mignon bovino mesmo, é só grelhar ou assar que fica macio (até no strogonoff fica bom!). Ah, além de tudo é MUITO mais barato!!

Esse molho de mostarda é coringa, vai bem com filé suíno, filé bovino, filé de frango, e com salmão então nem se fala! Para o molho, tem que usar a Mostarda Dijon (uma mostarda tipicamente francesa, beeem diferente da mostarda do cachorro quente). E sim, ela faz TODA a diferença na receita.

INGREDIENTES (4 pessoas)

  • 600g de filé mignon suíno – cortado em filés, medalhão ou como preferir
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 dente de alho amassado
  • 1/4 xícara de vinho branco OU água
  • 1 colher (sopa) cheia de Mostarda Dijon
  • 1 caixinha de creme de leite

**eu não coloco sal pois a mostarda já é bem salgada, mas fique à vontade

 

MODO DE PREPARO

Pré aqueça o forno em temperatura média. Tempere os filés com azeite, sal e pimenta do reino à gosto. Sele os filés em uma frigideira antiaderente bem quente (ou seja, doure a superfície da carne rapidamente para que ela não perca seus sucos). Disponha em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que a carne esteja completamente assada (se você preferir, corte mais fino e frite na frigideira mesmo).

Para o molho, use a mesma frigideira que você selou a carne (aquele restinho vai dar ainda mais sabor). Coloque a manteiga na frigideira ainda quente, assim que derreter coloque o alho e deixe dourar. Junte o vinho (ou a água) e espere até que o álcool evapore, adicione a mostarda e mexa bem. Adicione o creme de leite, e assim que começar a ferver desligue o fogo. Sirva sobre os filés.

Fiz um purê de mandioquinha para acompanhar, adoro essa combinação.

Essa receita é das boas! O filé mignon suíno é bem versátil, dá pra fazer refogado, assado e até recheado, não tem erro.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts Recentes

Seja um Assinante

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações!