Com esse calor baiano que faz em Rio Preto, sempre que compro bananas algumas acabam ficando maduras demais antes do esperado. Nessa receita você pode aproveitar essas bananas meio passadas, elas acabam deixando a torta mais doce naturalmente. Faço essa receita já faz muito tempo, gosto de fazer durante a semana pra comer á tarde ou mesmo no café da manhã. Uma receitinha saudável e nutritiva pra conseguir segurar as pontas e matar a vontade de comer doce. Você pode adaptar a receita para fazer uma torta menor ou maior, dividindo ou dobrando as quantidades, eu acabo adaptando pela quantidade de bananas que tenho na fruteira.
O que é bem legal dessa receita é que você pode acrescentar também: castanhas (nozes, amêndoas, castanha do pará), sementes (linhaça, chia), frutas secas, pedaços de chocolate, coco ralado ou o que preferir – com chocolate é meu preferido obviamente!
INGREDIENTES
- 1 xícara de farinha de trigo (pode ser branca, integral ou uma mistura das duas)
- 1 xícara de aveia em flocos
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada (ou óleo de coco gelado) cortada em cubos – 100g
- 1 xícaras de açúcar mascavo ou demerara ou refinado
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- pitada de sal
- 3 ou 4 bananas maduras
- canela à gosto
- 2 ovos
- 1 xícara de leite (pode ser desnatado)
- mel à gosto para servir
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Misture os 6 primeiros ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa, reserve. Corte as bananas no sentido de comprimento, em 3 partes. Num refratário ou forma que possa ir ao forno coloque metade da farofa (não aperte), as bananas, polvilhe canela à gosto (se for colocar castanhas, pedaços de chocolate, etc, coloque nessa hora!) e cubra com o restante da farofa. Misture bem o leite com os ovos e despeje por cima de tudo, não precisa cobrir certinho, é só despejar mesmo. Asse por cerca de 25 minutos ou até dourar. Sirva com mel à gosto.